Glossário

Conheça o significado dos principais termos usados em gestão organizacional e administração.


LETRA A

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

Entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 1940, atua como Fórum Nacional de Normalização e é credenciada pelo CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. A ABNT representa no Brasil as entidades de normalização internacional ISO - International Organization for Standardization e IEC - International Eletrotechnical Comission. Compete à ABNT, através do Certificado de Registro de Empresa, a Certificação do Sistema de Garantia da Qualidade de uma empresa em relação aos requisitos de uma das normas ABNT da série NBR ISO 9000.


ABNT - CB/25

Associação Brasileira de Normas Técnicas - Comitê Brasileiro da Qualidade.


AÇÃO CORRETIVA

Procedimento adotado caso a meta padrão não tenha sido atingida. Mudança que se introduz em um processo objetivando restabelecer ou alcançar um estado de conformidade com a padronização existente ou com o plano de metas que se pretende atingir.


ABC - ACTIVITY BASED COSTING

O método ABC (Activity Based Costing) é uma técnica de contabilidade analítica nascida no final dos anos 80. Permite determinar quais os custos indiretos a imputar a um produto ou serviço consoante o tipo de atividade a que se referem. Os sistemas tradicionais de contabilidade analítica repartem proporcionalmente os custos indiretos segundo critérios como o número de horas de trabalho manual, o número de horas por máquina ou a área ocupada por cada centro de custo. Segundo o método ABC os critérios de repartição destes custos diferem conforme o tipo de atividade.


ALTA DIREÇÃO

Abrange os executivos ou líderes de escalões superiores, que compartilham a responsabilidade principal pelo desempenho e pelos resultados da organização.


ANÁLISE SWOT

SWOT Analysis estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Por meio desta metodologia poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaças do meio envolvente; e do grau de adequação entre elas. Quando os pontos fortes de uma organização estão de acordo com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado a empresa será, por certo, competitiva no longo prazo.


AUDITORIA DA QUALIDADE

Exame sistemático e independente para verificar se as atividades e resultados obtidos satisfazem o planejamento da qualidade; se este planejamento está eficazmente implantado e é adequado para atender aos objetivos da organização.


ADMINISTRAÇÃO

Composta pelos conselheiros e pelos membros da Direção.

Nota: (1) Nas sociedades anônimas, seriam os administradores definidos na Lei das S.A. (6.404/76).


ATIVOS INTANGÍVEIS

Bens e direitos não palpáveis reconhecidos pelas partes interessadas como “patrimônio” da organização e considerados relevantes para determinar o seu valor. Exemplos: a marca, os sistemas e processos da organização.


ATRIBUTOS DO PRODUTO

Características importantes do produto que, na percepção do cliente, podem influir em sua preferência. Exemplos: funcionalidade, disponibilidade, preço e valor para o cliente.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  



LETRA B

BENCHMARK

Ver “Referencial de excelência”.


BENCHMARKING

Refere-se à identificação de processos e resultados que representam as melhores práticas e desempenho para atividades similares, dentro ou fora do setor de atuação da organização, visando ao estudo das diferenças e à promoção de melhorias.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008


 

LETRA C

CADEIA DE SUPRIMENTO

Fluxo de informações e de produtos, que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros.


CLASSE MUNDIAL

Expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo.


>CLIENTE

Organização ou pessoa que recebe um produto. Exemplos: consumidor, usuário final, varejista, beneficiário e comprador.


CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES

Aspecto relacionado à segurança das informações sobre as garantias necessárias para que somente pessoas autorizadas tenham acesso à informação.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA D


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades. A convergência entre os propósitos econômicos, ecológicos e sociais que privilegiam a conservação e perenidade dos mesmos constitui a base do desenvolvimento sustentável.


DIREÇÃO

Grupo de dirigentes responsável pelo desempenho da organização.


DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO

Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação sempre que necessário.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA E


ECOEFICIÊNCIA

Entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfazem as necessidades humanas e trazem qualidade de vida, progressivamente reduzindo impactos ambientais dos bens e serviços através de todo o ciclo de vida para um nível, no mínimo, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar.

Nota: (1) Os sete elementos básicos nas práticas das organizações que operam de forma ecoeficiente são:

• Redução da intensidade de material utilizado nos bens e serviços

• Redução da intensidade de energia utilizada nos bens e serviços

• Redução da dispersão de qualquer tipo de material tóxico

• Apoio à reciclagem

• Maximização do uso sustentável dos recursos naturais

• Extensão da durabilidade dos produtos

• Aumento do nível de bens e serviços


ECOSSISTEMA

Elementos, vivos ou não-vivos, orgânicos ou inorgânicos, que mantêm uma relação de interdependência contínua e estável para formar um todo unificado que realiza trocas de matéria e energia, interna e externamente. É considerado como a unidade ecológica. O conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera, ou seja, a parte do planeta que abriga a vida.


ESTRATÉGIA

Caminho escolhido para concentrar esforços com o objetivo de tornar real a visão da organização.


EQUIDADE

Tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários seja de capital ou das demais partes interessadas.


ESTRUTURA DE CARGOS

Arranjo ordenado de responsabilidades, autonomia e tarefas atribuídas às pessoas, individualmente ou em grupo. Usualmente, considera a descrição de cargos, funções e competências requeridas.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA F


FORÇA DE TRABALHO

Pessoas que compõem uma organização e que contribuem para a consecução de suas estratégias, objetivos e metas, tais como empregados em tempo integral ou parcial, temporários, autônomos e contratados de terceiros que trabalham sob a coordenação direta da organização.


FORNECEDOR

Organização ou pessoa que fornece um produto. Exemplo: Produtor, distribuidor, varejista ou comerciante de um produto ou prestador de um serviço ou informação.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA G


GOVERNANÇA

Sistema de gestão e controles exercidos na administração da organização. Compreendem as responsabilidades dos acionistas, proprietários, sócios, conselhos de administração, Diretoria e presidente. Acordos corporativos, estatutos e políticas documentam os direitos e as responsabilidades de cada parte e descrevem como a organização será dirigida e controlada para assegurar:

a) a prestação de contas aos acionistas, proprietários e outras partes interessadas;

b) transparência nas operações;

c) tratamento justo de todas as partes interessadas.

O sistema de governança pode incluir processos como aprovação dos objetivos estratégicos, avaliação e monitoramento do desempenho do presidente, planejamento da sucessão, auditoria financeira, estabelecimento de benefícios e compensações aos executivos, gestão de risco, divulgações e relatos financeiros. Assegurar a eficácia da governança é importante para a confiança das partes interessadas e de toda a sociedade, bem como para a eficácia organizacional.


FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA H


NENHUM VERBETE ENCONTRADO










 

LETRA I


INDICADORES

Também denominados de “indicadores de desempenho”, compreendem os dados que quantificam as entradas (recursos ou insumos), os processos, as saídas (produtos), o desempenho de fornecedores e a satisfação das partes interessadas.


INFORMAÇÃO COMPARATIVA PERTINENTE

Informação comparativa advinda de uma organização considerada como um referencial apropriado para efeitos de comparação considerando as estratégias da própria organização que busca a informação. Informações comparativas incluem aquelas advindas de competidores ou de referenciais de excelência.


INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO

Aspecto relacionado à segurança das informações que trata da salvaguarda da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento. Exemplos de informações passíveis de proteção, em função do perfil da organização e de seu nível requerido de segurança, são aquelas:

• armazenadas em computadores;

• transmitidas por meio de redes;

• impressas em meio físico;

• enviadas por fac-símile;

• armazenadas em fitas ou discos;

• enviadas por correio eletrônico; e

• trocadas em conversas telefônicas.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA J



NENHUM VERBETE ENCONTRADO









 

LETRA K



NENHUM VERBETE ENCONTRADO









 

LETRA L



NENHUM VERBETE ENCONTRADO









 

LETRA M


MERCADO

Refere-se ao mercado no sentido econômico como o “conjunto de atividades de compra e venda de determinado bem ou serviço, em certa região”. Exemplos: mercado de consumidores, mercado financeiro, mercado de capitais, mercado de trabalho, mercado de crédito de carbono (área ambiental).


METAS

Níveis de desempenho pretendidos para determinado período de tempo.


MISSÃO

Razão de ser de uma organização compreende as necessidades sociais a que ela atende e o seu foco fundamental de atividades.


MODELO DE NEGÓCIO

Concepção estratégica da forma de atuação da organização, podendo compreender definições como produtos a serem fabricados, local de instalação das suas unidades, seleção de mercados-alvo e clientes-alvo, escolha de parceiros, forma de relacionamento com fornecedores e distribuidores e outros aspectos considerados relevantes para o sucesso do negócio.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA N



NENHUM VERBETE ENCONTRADO








 

LETRA O


ORGANIZAÇÃO

Companhia, corporação, firma, órgão, instituição ou empresa, ou uma unidade destas, pública ou privada, sociedade anônima, limitada ou com outra forma estatutária, que tem funções e estruturas administrativas próprias e autônomas, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro, de porte pequeno, médio ou grande.


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Divisão do trabalho entre unidades, equipes e funções, permanentes ou temporárias, incluindo a definição das suas atribuições e vínculos.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA P


PADRÃO DE TRABALHO

Regras de funcionamento das práticas de gestão. Podem ser expressas na forma de procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, comportamentos coletivos ou qualquer meio que permita orientar a execução das práticas.


PARCERIA

Relação de trabalho entre duas ou mais organizações criando valor ao cliente e à sociedade. Nota: os parceiros podem ser, por exemplo, fornecedores, clientes, distribuidores, concorrentes, organizações governamentais e não-governamentais.


PARTES INTERESSADAS

Indivíduo ou grupo de indivíduos com interesse comum no desempenho da organização e no ambiente em que opera. A maioria das organizações apresenta as seguintes partes interessadas: clientes; força de trabalho; acionistas e proprietários; fornecedores; e a sociedade. A quantidade e a denominação das partes interessadas podem variar em função do perfil da organização.


PRÁTICA DE GESTÃO (OU PRÁTICA GERENCIAL)

Processo gerencial como efetivamente implementado pela organização.


PROCESSO

Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).

Notas: (1) Os insumos (entradas) para um processo são geralmente produtos (saídas) de outro processo. (2) Os processos em uma organização são geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor.


PROCESSOS DE AGREGAÇÃO DE VALOR

São os processos por meio dos quais uma organização gera benefícios para os seus clientes e para o negócio da organização. Os processos de agregação de valor diferem muito entre as organizações, dependendo de muitos fatores, os quais incluem a natureza dos produtos, como são produzidos e entregues, relacionamento com os fornecedores, os clientes e a sociedade, importância da pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, requisitos ambientais e estratégias de crescimento.

Nota: (1) Os processos de agregação de valor usualmente são classificados em processos principais do negócio e processos de apoio.


PROCESSOS PRINCIPAIS DO NEGÓCIO

Processos que agregam valor diretamente para os clientes. Estão envolvidos na geração do produto e na sua venda e transferência para o comprador, bem como na assistência após a venda e disposição final.

Notas: (1) A denominação “processos principais do negócio” é uma adaptação da expressão inglesa primary activities. (2) Os processos principais do negócio são também conhecidos como processos fim ou processos primários.


PROCESSOS DE APOIO

Processos que sustentam os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo produtos e insumos adquiridos, equipamentos, tecnologia, softwares, recursos humanos e informações.

Nota: Dentre os processos de apoio incluem- se os processos gerenciais relativos aos Critérios de 1 a 7.


PROCESSO GERENCIAL (OU PROCESSO DE GESTÃO)

Processo de natureza gerencial, não operacional; processo relativo aos Critérios de 1 a 7.

Nota: (1) Ver também “Prática de gestão” e “Processos de apoio”.


PRODUTO

Resultado de atividades ou processos. Considerar que:

• o termo produto pode incluir serviços, materiais e equipamentos, informações, ou uma combinação desses elementos;

• um produto pode ser tangível (por exemplo, equipamentos ou materiais) ou intangível (por exemplo, conhecimento ou conceitos), ou uma combinação dos dois; e

• um produto pode ser intencional (por exemplo, oferta aos clientes) ou não-intencional (por exemplo, um poluente ou efeitos indesejáveis.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA Q


QUALIDADE

Totalidade de características de uma entidade (atividade ou processo, produto), organização, ou uma combinação destes, que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos clientes e demais partes interessadas.


FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA R


RECURSO NÃO-RENOVÁVEL

É um recurso que o homem não pode reproduzir ou fabricar, como o petróleo e a água.


RECURSO RENOVÁVEL

É um recurso que pode ser reproduzido ou fabricado, como a madeira.


REFERENCIAL DE EXCELÊNCIA (OU "BENCHMARK")

Organização, processo, produto ou resultado considerado o melhor da classe.


REQUISITO

Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória.

Notas: (1) “Geralmente implícito” significa que é uma prática costumeira ou usual para a organização, seus clientes e outras partes interessadas, e que a necessidade ou expectativa sob consideração está implícita. (2) Um qualificador pode ser usado para distinguir um tipo específico de requisito, como, por exemplo, requisito do produto, requisito da gestão da qualidade, requisito do cliente. (3) Um requisito especificado é um requisito declarado, por exemplo, em um documento. (4) Requisitos podem ser gerados por diferentes partes interessadas.


RISCO

Combinação da probabilidade de ocorrência e da(s) conseqüência(s) de um determinado evento não desejado.


RISCO EMPRESARIAL

Risco à consecução dos objetivos de uma organização, à luz das incertezas do mercado e do setor de atuação da organização, do ambiente macroeconômico e dos próprios processos da organização.

Nota: (1) O risco empresarial pode ser classificado em função da sua origem ou tipo, como por exemplo, risco de saúde e segurança, risco ambiental, risco financeiro, risco legal, risco do negócio, risco tecnológico, risco operacional, risco regulatório, risco externo, risco interno, dentre outros.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA S


SETOR DE ATUAÇÃO

O mesmo que ramo de atividade. Exemplos: farmacêutico, metalurgia, hotelaria, construção civil, etc.


SISTEMA

Conjunto de elementos com finalidade comum que se relacionam entre si formando um todo dinâmico.

FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA T



NENHUM VERBETE ENCONTRADO










 

LETRA U



NENHUM VERBETE ENCONTRADO









 

LETRA V


VISÃO

Estado que a organização deseja atingir no futuro. A explicitação da visão busca propiciar um direcionamento para a organização.


FONTE: Critérios de Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade 2008  

LETRA X



NENHUM VERBETE ENCONTRADO