CNI pede medidas pontuais para o sistema tributário

Após reunião com ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, no início do mês, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, comentou que medidas infraconstitucionais podem trazer avanços imediatos ao sistema tributário brasileiro. Para ele, a reforma tributária depende de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que demanda maior articulação política com governadores, prefeitos e parlamentares, além de entidades representativas de trabalhadores e empregadores.

Andrade lembrou que os empresários brasileiros gastam quase um terço do que é investido antes de começarem a produzir. O presidente da CNI falou ainda que retirar o peso dos impostos não implica, obrigatoriamente, em queda nas receitas do estado. Para ele, a receita tributária pode aumentar com uma economia mais robusta, incentivada pelos investimentos privados, pela produção.

A CNI encaminhará ao ministro Palocci propostas que ajudem o país a reduzir os encargos sociais, aperfeiçoar o sistema de defesa comercial para que os produtos brasileiros não enfrentem concorrência desigual no mercado.


Fonte: CNI