FNQ anuncia reconhecidas no PNQ 2015

A Fundação Nacional da Qualidade reconheceu oito organizações no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), nas quatro categorias do processo. “Sabemos que o comprometimento, a excelência, a integridade, o respeito e a responsabilidade são a base para o sucesso de qualquer ação”, afirma o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, e completa: “Em um ano de total incerteza política e econômica, em que a crise bateu à porta de todos, as organizações que se submeteram ao rígido processo do PNQ são empresas que acreditam, que investem na gestão, que buscam constantemente a eficiência e a eficácia e nos dão orgulho de dizer que esse é o Brasil que dá certo”.

No início do ciclo deste ano, a FNQ apresentou as novas formas de reconhecimento: Summa cum laude (organização premiada que manteve o patamar de excelência por três anos consecutivos) e Magna cum laude (empresa que apresenta patamares de excelência de premiada por dois anos consecutivos). Em 2015, duas organizações foram contempladas nesta última categoria: a Eletrobrás Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) (PA) e a Embraer (SP).

Já, na categoria Premiadas, a FNQ reconheceu a Brasal Refrigerantes (DF) e a Volvo Caminhões (PR). Como Finalista, considerada referência em muitas práticas de gestão, o PNQ contemplou com a Cemar (MA). Além dessas, três organizações receberam o Destaque por Critério: a AES Eletropaulo (SP), no Critério Processos; a Ampla (RJ), no Critério Sociedade; e o Senac (RS), no Critério Clientes.

Na 24ª edição do maior reconhecimento à excelência da gestão de empresas sediadas no Brasil, o PNQ, 17 se inscreveram, sendo que 14 efetivaram a candidatura, entre elas um conjunto de organizações sem fins lucrativos, o que demonstra a capacidade do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) de adaptar-se a qualquer porte ou setor.

“As oito organizações reconhecidas acreditam, investem na gestão e buscam, constantemente, a excelência de suas ações. Ser reconhecido no maior prêmio de gestão do País vai além do troféu, é uma lição de vida para todos aqueles que estão envolvidos em cada etapa do PNQ. São empresas que envolvem todos seus colaboradores, revisitam o planejamento, os processos, os indicadores e toda a estrutura para chegarem às metas traçadas”, finaliza Jairo.

Fonte: FNQ