PNQ 2017 traz muitas novidades. Prepare-se!

Fundação Nacional da Qualidade estrutura um novo processo de reconhecimento das organizações

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) está remodelando o seu processo de reconhecimento. O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) para 2017 traz muitas novidades para as organizações que se dedicam à gestão para excelência em todos os seus níveis.

“Estamos repensando todo o processo de reconhecimento da FNQ, inclusive uma nova nomenclatura. Será uma reformulação que contemplará desde o modo como é feita a inscrição/candidatura atualmente até a forma de reconhecimento”, explica o gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da FNQ, Marcos Bardagi.

Principais mudanças

Em substituição ao atual Relato Organizacional, a inscrição/candidatura da organização será feita de modo digital, por meio do preenchimento de uma autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) - 21ª edição, que será disponibilizada no portal da FNQ.

Ao optar por participar do processo de reconhecimento, a organização deverá fazer o upload de documentos obrigatórios, que serão solicitados no momento do preenchimento.

A avaliação será feita por meio de um Instrumento de Avaliação (IA), que será disponibilizado em nosso portal no primeiro trimestre de 2017.

As visitas continuarão a serem feitas, contudo, em formato mais condensado. “A etapa de visitação por uma equipe reduzida de avaliadores às organizações candidatas acontecerá em até três dias, otimizando o tempo de todos os envolvidos e diminuindo o valor dispendido pelas organizações nesse processo”, afirma Bardagi.

Outro ponto importante é a mudança do calendário do reconhecimento, que levou em consideração a adaptação das organizações interessadas diante do novo processo e do novo MEG.

Desta forma, as inscrições/candidaturas devem ocorrer no período de julho a agosto de 2017, com visita às organizações entre outubro e novembro. A solenidade de reconhecimento acontecerá no primeiro trimestre de 2018.

O reconhecimento em si também sofrerá alteração. Todas as organizações que superarem uma pontuação mínima (a ser definida) serão elencadas em uma lista, com as melhores empresas em gestão do País, a ser divulgada pela FNQ.

Assim como em 2016, não haverá custos com o evento de reconhecimento para as organizações selecionadas para esta lista.

Fique atento ao nosso portal, às redes sociais e à newsletter da FNQ, que trarão mais detalhes sobre o novo PNQ 2017 ao longo dos próximos meses.

Fonte: FNQ